PUB

História do Jornal

O primeiro número do semanário A NAÇÃO chegou às bancas no dia 6 de Setembro de 2007. Em 2010, deu-se início ao A NAÇÃO online com a criação do website www.anacao.cv. Desde 2014, o A NAÇÃO tem vindo a apostar fortemente em estar cada vez mais perto ao seu leitor, desenvolvendo versões do site para as aplicações móveis (2014), como também se encontra presente nas redes sociais Facebook (2014), Twitter (2018) e Instagram (2018) no endereço anacaocaboverde. Em 2020, a criação do A NAÇÃO STORE possibilita a venda de assinaturas do jornal, de artigos exclusivos, bem como de outros produtos.

A edição impressa do A NAÇÃO é, habitualmente, composta por quatro cadernos: ‘Caderno Principal’, ‘Etc.’, ‘Pronto Para Negócio – PPN’ e ‘Classificados’. Com frequência, cadernos específicos e temáticos são produzidos sobre temas da actualidade.
O ‘Caderno Principal’ contém notícias de áreas diversas como a política, economia, sociedade, educação, cultura, desporto, internacional, opinião. Todas as semanas, a rubrica “No Ponto” leva ao conhecimento do leitor os temas da actualidade mais polémicos, com uma reportagem de investigação feita com rigor, onde o contraditório é um princípio sagrado.
O caderno ‘Etc.’ é um caderno plural, com reportagens, artigos de fundo, crónicas, sobre os mais diversos sectores da vida cabo-verdiana, numa abordagem sempre viva e actual. O caderno inclui também rubricas de variedades, passatempos e a agenda cultural.
O caderno ‘PPN’ é um caderno com espaço de anúncios do sector imobiliário, para além de uma secção de pequenos anúncios sobre compra, venda, aluguer de casas, carros, etc.
O caderno ‘Classificados’ contém anúncios, avisos, comunicados, concursos e similares.

Ainda em relação ao jornal impresso, o A NAÇÃO já produziu cadernos mensais sobre temas específicos que podem ser encontrados nos nossos arquivos, nomeadamente:
B.I. – A cultura tratada com o esmero que o leitor merece. Literatura, artes plásticas, cinema, história, entre outros, com temas de fundo e uma abordagem apurada. Sem outro igual em Cabo Verde.
CIÊNCIA – O único do género em Cabo Verde, virado para a ciência e investigação. Um caderno a pensar no Cabo Verde que se projecta para os tempos actuais e futuros.
DESAFIO – Artigos sobre o desporto em Cabo Verde e no mundo nas suas mais variadas modalidades e vertentes. Um caderno que faz a diferença.
NEGÓCIOS / VALOR – Os negócios e a economia do país apresentados em grandes reportagens de investigação.



PUB

To Top