PUB

Economia

BCV recorda “contributo relevante” de Amaro da Luz para o país

O Banco de Cabo Verde (BCV) lamentou com “profunda consternação”  a notícia do falecimento, no passado dia 4 de outubro de 2019, de Amaro Alexandre da Luz, ex-Governador deste banco central, no período compreendido entre 1984-1991 e lembra ainda Amaro da Luz como “uma personalidade que deu, em diversas áreas, um contributo relevante para o nosso país”.

Em Comunicado chegado à nossa redacção, o BCV lembra que Amaro da Luz nasceu em Santo Antão, a 4 de junho de 1934. Licenciou-se em Economia, em Portugal, foi técnico do Banco Nacional Ultramarino (BNU) e, depois, quadro do BCV. Durante o seu mandato como Governador do BCV realizou-se a ampliação da rede de agências bancárias a todos os concelhos do país.

Antes disso, fora o primeiro Ministro das Finanças de Cabo Verde (1975- 1976) e, a seguir, Embaixador de Cabo Verde nas Nações Unidas (1977- 1984).

Com Amaro da Luz à frente do BCV teve lugar, em 1984, a institucionalização das contas de emigrantes, assim como a integração da Caixa de Crédito de Cabo Verde no Banco de Cabo Verde.

No ano seguinte, em 1985, foi criado o Departamento de Investimentos, como um serviço especializado no financiamento do desenvolvimento económico, assim como foi criada a Caixa Económica de Cabo Verde – EP (CECV), vocacionada para a concessão de crédito pessoal e de crédito à habitação própria permanente.

Igualmente em 1985, procedeu-se à aprovação da lei que permitiu a constituição ou o estabelecimento de instituições financeiras internacionais (bancos offshore).

Foi também com Amaro da Luz que se deu início, em 1986, ao processo de informatização da sede e das agências do BCV.

Foi ainda durante a sua gestão que se realizaram as primeiras tentativas de reforma do setor bancário e de extroversão da economia, com o BCV chamado a realizar os primeiros estudos nesse sentido.

De referir que, no dia 14 de abril de 2016, o Banco de Cabo Verde homenageou o Dr. Amaro da Luz, no âmbito da apresentação do livro BCV
40 Anos de História, juntamente com 25 personalidades que protagonizaram papéis de grande relevância para o BCV.

 

PUB

PUB

PUB

To Top