Em Dezembro de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, como reconhecimento de que o acesso a serviços de energia modernos e a um preço acessível é essencial para o desenvolvimento sustentável no planeta e para se atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Além disso, as atuais e crescentes preocupações sobre as mudanças climáticas e a rápida degradação ambiental têm acentuado a importância e pertinência da utilização de outras formas sustentáveis de energias para a viabilidade a longo prazo de planeta.
Neste número do CADERNO CIÊNCIA, abordamos a questão do desenvolvimento sustentável, no seu sentido mais abrangente, i.e. de que as questões ambiental, social e económica não podem ser examinadas de maneira isolada. Desta forma, destacamos o trabalho desenvolvido por uma equipa multi-disciplinar da arquitetura e do design que, através do recurso a imagens e dados, ilustrou esta necessidade de uma abordagem integradora. O estudo desenvolvido no âmbito do projecto xu:innovations foi selecionado para ser apresentado, em finais de 2010, na exibição de arte “CLIMATE CHANGE IN AFRICA: AFRICA SPEAKS AND CONNECTS 2010”.
Outrossim, continuamos com o desafio aos estudantes do ensino secundário e do ensino superior do país para pensarem em projectos científicos e a se inscreverem no Prémio A NAÇÃO de Ciência.
Boa leitura!
A equipa do CADERNO CIÊNCIA
– Parte integrante do jornal A NAÇÃO Nº 235 de 1 de Março de 2012 –
[pdf-embedder url=”https://www.anacao.cv//wp-content/uploads/2020/09/235-01032012-A-Nacao-CC006.pdf”]