PUB

Covid-19

Covid-19: Profissionais de radiologia pedem reconhecimento

Com a pandemia do novo coronavírus os exames radiológicos e tomográficos revelam-se de extrema importância no diagnóstico e tratamento de problemas pulmonares de doentes da Covid-19. Contudo, os profissionais de radiologia dizem que o seu trabalho não tem merecido o devido reconhecimento.

Para Nerialdina Carvalho, técnica de radiologia no Hospital Agostinho Neto (HAN), a área de radiologia e dos exames de imagens tem sido uma das mais importantes no diagnóstico e tratamento de doentes de Covid-19.

“É através de radiografias e tomografias que os médicos detetam problemas pulmonares graves e avaliam qual o melhor tratamento para a complicação. Mostramos para o médico a real situação da região pulmonar”, enaltece a técnica.

Os exames de imagens são realizados com alguma frequência a pacientes com sintomas respiratórios, tendo em conta o número de pneumonias e danos nos pulmões provocados pela Covid-19.

Conforme diz a técnica Nerialdina, todas as medidas preventivas são adoptadas para evitar a transmissão do vírus. Os profissionais usam os equipamentos de protecção individual e todos os aparelhos de radiologia são desinfetados após cada exame para evitar transmissões, já que os equipamentos são usados também por outras pessoas.

Reconhecimento

Apesar da importância da radiologia e dos seus profissionais no contexto da Covid-19, Nerialdina Carvalho diz que a classe não ganha reconhecimento. “As pessoas desconhecem a nossa importância, na comunicação sempre que falam dos profissionais de saúde na linha da frente, os profissionais da radiologia nunca são mencionados”, lamenta.

Ilma Barbosa, também técnica de radiologia no HAN, partilha da mesma opinião.

“Radiologia é uma área que muitas pessoas não conhecem no todo. Para muitos, é apenas uma ‘chapa’, mas é bem mais que isso. Sabemos que sem diagnóstico preciso nem sempre é possível cumprir com a missão do profissional de saúde, que é salvar vidas. É triste porque durante todo esse tempo de pandemia nós também temos de deixar os nossos filhos, a nossa família para enfrentar riscos”, reclama Ilma .

Esses profissionais que também estão na linha da frente pedem que todos as pessoas que estejam a trabalhar no combate ou tratamento de pacientes com Covid-19 sejam reconhecidos. “Os médicos e os enfermeiros fazem o trabalho deles e nós fazemos o nosso. Nenhum substitui o outro, mas todas as funções são fundamentais”, concluem.

Ricénio Lima

*Estagiário

 

PUB

PUB

PUB

To Top