PUB

Covid-19

Covid-19: JPAI quer comparticipação do Governo nas propinas de estudantes universitários

A Juventude para o PAICV (JPAI) sugere ao Governo que comparticipe com o pagamento das propinas de estudantes universitários, que, segundo diz, estão “extremamente preocupados” com a ausência de medidas que possam reduzir o risco de abandono escolar.

Em conferência de imprensa hoje, no Mindelo, a vice-presidente da JPAI, Luana Jardim, alegou que, face às dificuldades financeiras, os estudantes de São Vicente e outros deslocados que estudam na ilha, provenientes de Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista e Sal, estão a questionar se vão conseguir assistir às aulas, realizar exames e terminar o ano lectivo com as propinas em atraso.

Estes estudantes, segundo Luana Jardim, enfrentam dificuldades com o acesso à internet para acompanhar o ensino à distância e já se encontram num processo complexo de dívidas com as instituições de ensino.

Por essas razões, esta organização política propõe ao Governo a implementação de um conjunto de medidas que vão desde a redução de propinas a coparticipação com os custos, de modo a garantir o término da sua formação.

“Redução de propinas nas universidades públicas e privadas do país, a partir de Março até o final do semestre, a favor dos estudantes, devendo as universidades serem compensadas pelo Estado no valor remanescente dessas propinas”, apela a JPAI, garantido que o mesmo já teria sido sugerido ao Governo, no âmbito do Orçamento de Estado retificativo.

A JPAI pede ainda a extensão do apoio da FICASE aos estudantes no valor de cinco mil escudos até o final de ano letivo, a negociação de pacotes de internet com as operadoras de telecomunicação no país e programas de apoio para aquisição de equipamentos informáticos.

“É do conhecimento de todos que o Governo de Cabo Verde anunciou um leque de medidas em que, lamentavelmente, a juventude cabo-verdiana foi omitida e preterida, quando, por exemplo, temos uma situação globalmente difícil para os estudantes, com a particularidade e mais complexidade em relação aos estudantes em situação de deslocados das suas ilhas”, considera a organização.

A Juventude do PAICV reconhece e saúda, entretanto, a medida da FICASE que atribui um subsídio de cinco mil escudos a estudantes universitários, pedindo, não obstante, uma melhor clarificação do processo e dos requisitos exigidos, junto da comunidade estudantil.

PUB

PUB

PUB

To Top