Celebra-se na próxima segunda-feira, 25 de Maio, o Dia da Libertação de África, marcado por um encontro internacional online, que entretanto acontece este domingo, 24.
A comemoração, organizada pelo Movimento Federalista Pan-Africano em Cabo Verde, estará dividido em três momentos, destinados a pensar, entre outros temas, a saúde do continente no contexto da pandemia do coronavírus.
As actividades iniciam-se na plataforma Zoom, com uma conversa cujo objectivo é celebrar o percurso e legado do intelectual do historiador, antropólogo, físico e político senegalês, Cheikh Anta Diop, e contará com a participação do irmão Kwesi Ta Fari e da irmã Katiuscia Ribeiro.
Num segundo momento, uma roda de conversa dará lugar ao tema “Pensar a saúde do povo Africano no contexto da pandemia da Covid-19”, com a participação de Murtala Keita, Lúcia Cardoso e Gerson Semedo.
O ciclo se fecha com um momento cultural intitulado “Djatu Puétiku Pan-Afrikanu”, com a participação de artistas cabo-verdianos e brasileiros.
O Dia da Libertação de África, fixado 25 de Maio pela União Africana, comemora a conquista da independência do continente perante o colonialismo europeu.