O número de pessoas em quarentena em Cabo Verde diminuiu. A informação foi avançada pelo Director Nacional de Saúde, Artur Correia, na tarde desta sexta-feira (22), na habitual conferência de imprensa de balanço da Covid-19 no país.
Para este responsável, este dado representa um bom sinal da dinâmica da epidemia no país.
“O número de pessoas em quarentena diminuiu em todos os concelhos onde tínhamos actividade de investigação epidemiológica, nomeadamente na Praia em Santa Cruz, Tarrafal, Órgãos, São Domingos, São Vicente, Sal e Boa Vista. Somente em São Filipe é que não tínhamos nenhum caso em quarentena mas passamos a apartir de ontem a ter”, diz Artur Correia.
Globalmente, a Praia continua com 81% dos casos e a situação está estável. Nos outros concelhos do interior de Santiago nomeadamente no Tarrafal, Santa Cruz e também São Domingos, a situação, diz, é igualmente “estável”.
“Aqui na Praia temos verificado ao longo desta semana alguma estabilidade e que espero que nos próximos dois dias quando fecharmos a semana epidemiológica que esta tendência se mantenha para podermos fazer na segunda-feira um balanço positivo em relação à evolução dos casos em Cabo Verde mas também na ilha de Santiago”, explana.
O número de testes diários mantém-se mais ou menos o mesmo ao longo das semanas e a média tem estado praticamente quase igual e os dados de casos positivos dão essa indicação.
No que tange aos testes rápidos, que estão a ser feitos desde o início do mês de Maio, Artur Correia revela que já foram realizados cerca de 300, sendo 2200 na Praia e 800 na Boa Vista.
“O destaque vai para o concelho da Praia, para os bairros mais afectados pela epidemia do COVID-19, nomeadamente Vila Nova, Ponta de Água, Achada Santo António, Cobom, Tira-Chapeu e Achada Grande Frente. Devemos dizer que os dados são muito encorajadores. Não temos encontrado muitos positivos”.
Cabo Verde regista nesta sexta-feira mais seis casos confirmados de COVID-19, todos no concelho da Praia. A nível nacional o número de casos positivos está em 362. Os casos internados diminuíram e neste momento regista-se 227 casos internados os quais 223 são na Praia, dois no Tarrafal e dois em Santa Cruz.
Também de realçar a alta hospitalar/recuperação de cerca de 25 doentes que estavam internados, representando uma taxa de recuperação a nível nacional de 36%.
O que já “é muito positivo” repartido entre Praia, que passou a liderar a taxa de recuperação. Neste momento há 74 doentes recuperados na Praia, Boavista 53 e São Vicente três.