PUB

Covid-19

ONU lança iniciativa global para combater a desinformação

A iniciativa “Verificado”, foi lançada esta quinta-feira, 21, pelas Nações Unidas, com o objetivo de combater o crescente flagelo de desinformação sobre o coronavírus, ao aumentar o volume e alcance de informação precisa e confiável.

A plataforma liderada pelo Departamento de Comunicação Global (DCG) da ONU, oferece informação sobre ciência, para salvar vidas, sobre solidariedade, para promover a cooperação local e global e sobre soluções, para defender o apoio a populações impactadas.

Para além disso, a “Verificar” vai promover pacotes de recuperação que abordem a crise climática e tratem das causas principais da pobreza, da desigualdade e da fome.

“Não podemos ceder nossos espaços virtuais a aqueles que publicam mentiras, medo e ódio”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, ao anunciar a iniciativa.

Desinformação, segundo Guterres, é divulgada online, em aplicativos de mensagens e de pessoa para pessoa e seus criadores usam produção e métodos de distribuição maliciosos.
Para combater o flagelo, acrescentou, cientistas e instituições como as Nações Unidas precisam alcançar pessoas com informação apurada, na qual possam confiar.

A paltaforma está chamando pessoas do mundo todo a se inscreverem e se tornarem “voluntários da informação”, ao compartilhar conteúdo confiável e que possam manter famílias e comunidades seguras e conectadas.

Descritos como primeiros contatos digitais, os voluntários receberão diariamente uma lista de conteúdo verificado, otimizado para compartilhamento com mensagem simples e convincente, para enfrentar, diretamente, a desinformação ou preencher um vácuo de informação existente.

Será um trabalho desenvolvido em parceria com agências da ONU e equipes de países da ONU, influenciadores, sociedade civil, empresas e organizações de mídia.

“Em muitos países a crescente desinformação em canais digitais está impedindo a resposta de saúde pública e provocando instabilidade. Há esforços inquietantes de explorar a crise para avançar nativismo ou atingir grupos minoritários, o que pode piorar na medida em que a pressão aumenta nas sociedades e instabilidades econômicas e sociais entram em cena”, afirmou a sub-secretária-geral da ONU para Comunicação Global, Melissa Fleming.

A iniciativa é uma colaboração com a “Purpose”, uma das organizações líderes mundiais em mobilização social e tem o apoio da Fundação IKEA e Luminate.

PUB

PUB

PUB

To Top