PUB

Ambiente

Covid-19: “Louc@as por Elas” – dribla a pandemia através da jardinagem sustentável

Obrigados ao confinamento e ao distanciamento social, são várias as escapatórias que as pessoas encontram para ocupar o tempo, camuflar a solidão ou o sentimento de impotência.

Foi tentando fugir desta nova forma de estar que há um mês surgiu no facebook o grupo Louc@as por Elas, onde as pessoas partilham as suas experiências com jardinagem e horta em casa, trocam dicas e até mudas. Uma terapia para florescer o jardim de casa e a alma de que ama uma “verdinha”.

O grupo foi criado por três jovens – Elsa, Lúcia e Joelma. No seu primeiro mês de existência já somava mais de dois mil membros, em várias partes do mundo, começando por Cabo Verde, Moçambique, Angola, Timor-Leste, até chegar a Holanda, Suíça, Espanha, Alemanha, Brasil, Portugal, EUA e vários outros.

“Louc@s por Elas foi criado no dia 17 de Abril, após um desabafo, no Facebook, de uma das criadoras de como estava a sofrer pelo facto de não poder, como habitualmente, deslocar-se ao Mercado Municipal da Praia, aos sábados, para comprar plantas. A partir daí, se criou o grupo que inicialmente ganhou o nome de Loucas Por Elas (Plantas). No dia seguinte, por motivos de inclusão de género, foi alterado para Louc@s Por Elas (Plantas)”, explica uma das criadoras, Elsa Fernandes.

Com o lema “Em tempos de pânico, semeie amor!”, o grupo traçou a missão de semear, além de plantes, tranquilidade, paz e bem-estar psicológico, quando o mundo passa por momentos de incertezas, ansiedade e medo, por conta da pandemia do coronavírus.

“Há vários relatos de membros que agradecem o grupo por ter sido a “lufada de ar fresco”, em pleno Estado de Emergência, confinados em casa e com a rotina completamente alterada. Outras estão a passar por situações difíceis e conturbadas e acabam por encontrar, no acto de cuidar de plantas, a paz e a oportunidade de reequilibrarem os seus sentimentos”, conta Elsa Fernandes que diz que “cuidar de plantas é verdadeiramente uma terapia”.

A par disso, o grupo acabou por se tornar um terreno fértil de troca e doações de plantas/sementes, bem como de partilha de ideias, experiências e conhecimento sobre plantas no geral, inclusive com um pendor forte para a questão das hortas urbanas e da proteção ambiental.

Alguns membros já estão a liderar movimentos sobre hortas comunitárias, plantação de árvores de frutas pela cidade, entre outras ações, que tem contagiado cada vez mais seguidores.

Pessoas com pequenos negócios de venda de plantas, componentes e acessórios também encontram no grupo uma oportunidade para promover as suas actividades.

“Estamos a enveredar por campos que nunca nos ocorreram na altura da criação do grupo, mas que reconhecemos serem de extrema relevância em termos de sustentabilidade económica e ambiental e pretendemos continuar a promover ativamente”, garante Fernandes.

Quem são as três mulheres atrás do grupo?

A Joelma é apaixonada por decoração, uma cliente assídua das senhoras vendedoras de plantas do mercado e tem a casa decorada com plantas lindíssimas.

A Lúcia está muito ligada ao mundo das plantas, visto ser produtora de cosméticos de base natural, usando-as como um dos ingredientes principais dos seus produtos. E eu, a Elsa, sempre tive paixão pela natureza, visto ter desde pequena convivido de perto com ela. Tenho em mente um dia dedicar-me exclusivamente a este chamado que sinto crescer mais e mais a cada dia.

Embora já se conhecessem todas, “de outras paragens”, foi no grupo que os seus interesses se encontraram e se convergiram. O encontro continua, entretanto, limitado ao mundo virtual, pelo respeito as medidas de distanciamento social.

Para além das criadoras, o grupo conta com a colaboração de três moderadoras, que ajudam a deixar a casa em ordem. A Alice, a Sofia e a Ema garantem que as palavras de ordem sejam sempre respeitadas: cordialidade, respeito mútuo e tolerância.

NA

PUB

PUB

PUB

To Top