A Directiva, instituida depois de dois colaboradores da Adminstração terem testado positivo ao novo Coronavírus, não se aplica a Donald Trump que, na conferência de Imprensa de segunda-feira, 11, se justificou dizendo que se tem mantido “afastado de todos os outros”.
A Administração Trump – de acordo com pt.euronews.com – recomendou que os cerca de um milhão de residentes e trabalhadores de lares sejam testados nas próximas duas semanas, um dia depois de um Estudo da Organização Não-Governamental “Kayser Family Foundation” ter indicado que mais de metade das mortes em 14 Estados ocorreram nas instituições de assistência a idosos e incapacitados.
“Para expandir as capacidades de teste do nosso País, anuncio que a minha Administração vai enviar mil milhões de dólares para os Estados, territórios e tribos norte-americanas. Isso foi aprovado, está feito e o dinheiro está de saída”, garantiu Donald Trump, citado por pt.euronews.com.
Segundo os números compilados pela Agéncia “Associated Press”, há registo de mais de 27 mil mortes em lares nos EUA, cerca de um terço das mais de 80 mil mortes atribuídas à COVID-19 em território norte-americano.
O País conta com mais de 1,34 milhões de casos confirmados, segundo a Universidade “John Hopkins”.