O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, endereçou uma mensagem de felicitação ao Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, por ocasião do “Dia da Europa”, que se assinala este sábado, 9 de Maio.
“Eu gostaria de, muito sinceramente, felicitar, em meu nome e no do Povo de Cabo Verde, a União Europeia, os seus Países Membros e os respectivos Líderes, pelos muitos e importantes sucessos alcançados ao longo destes 70 anos, quer no plano económico e social, – o que muito tem beneficiado os seus países e povos-, quer no plano da construção da paz, da contribuição e desenvolvimento da convivência democrática no actual espaço da União Europeia”.
O Chefe de Estado cabo-verdiano deseja e augura uma “longa existência” à União Europeia, “para poder continuar a ser o construtor da paz e estabilidade na Europa e uma força estabilizadora e indispensável num mundo, infelizmente, cada vez mais vulnerável, continuando a ser um parceiro de confiança, constante e indispensável ao desenvolvimento dos países economicamente menos favorecidos”.
“Apraz-me registar que a contribuição da União Europeia ao desenvolvimento dos povos tem sido, sem dúvida, nesses 70 anos, o marco mais visível da solidariedade económica e social na comunidade internacional”, realça.
Jorge Carlos Fonseca afirma, na sua missiva, que “o meu país, Cabo Verde, como muitos outros, tem beneficiado muito dessa excelente cooperação com a União Europeia, cooperação que desejamos aprofundar e desenvolver cada vez mais, para bem dos nossos povos”.
“Consciente do momento especial e trágico que todos nós atravessamos, provocado pela pandemia do COVID 19, e dos desafios e danos causados a uns e a outros, bem como das enormes perdas de vidas humanas, especialmente na Europa, renovo, em meu nome e no do Povo de Cabo Verde, o nosso mais profundo respeito e a nossa fraterna solidariedade para com os povos amigos dos países membros afectados”, conclui.