A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) promove, em parceria com a Televisão de Cabo Verde (TCV), um ciclo de cinema nacional denominado “Terra na Kaza nos cinema na nos casa”.
A iniciativa que tem como objectivo juntar o cinema nacional à luta contra a pandemia do COVID -19, arranca a partir desta terça- feira, 28, na TCV nacional e internacional.
Segundo o Presidente da ACACV, Mário Benvindo Cabral, a ideia é “usar o cinema como veículo para sensibilizar para a situação actual mas também dar a conhecer a uma grande franja do público cabo-verdiano, dentro e fora do país, filmes de produção ou co-produção nacionais, que até aqui, chegaram a um número relativamente baixo de pessoas devido à inexistência de um sistema de distribuição de filmes”.
Assim, durante três semanas, serão exibidos cerca de 15 filmes disponibilizados gratuitamente pelos produtores independentes, alguns em estreia absoluta e a maioria em estreia na televisão pública.
De entre os filmes disponibilizados estarão presentes “Inimigo público #1” de Mário Almeida, “Revolução nos Rabelados” de Mário Cabral, “Eugênio Tavares, coração poeta” de Júlio Silvão Tavares, “Sukuru ” da Samira Vera-Cruz, entre outros.