Os artistas cabo-verdianos Djan Neguim e Batchart lançam nesta quinta-feira,10, o projecto “Sê Kel k Bo ê” – Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção do suicídio em Cabo Verde.
Segundo Elisângelo Martins, uns dos organizadores deste evento, esta é a forma que encontraram para darem o seu contributo enquanto jovens e “fazer as pessoas entenderem que cuidar da saúde mental vai além de uma simples fragilidade temporária”, explica ao A NAÇÃO.
O projecto inclui a realização de diversas actividades de sensibilização entre os dias 10 a 30 de Setembro, na cidade da Praia. Conversas abertas sobre o tema, testemunhos de pessoas em recuperação para troca de experiências, entre outras coisas.
“O público-alvo é todos aqueles que quiserem participar e que consideram o assunto pertinente. No entanto, o foco é na camada jovem onde este problema é maior e preocupante ”, explica Elisângelo salientando que “diariamente teremos conteúdos e testemunhos novos e novas abordagens de pessoas que têm uma certa maturidade para falar de temas relacionados com o suicídio”, acrescenta.
No sábado, pelas 10 horas, “Sê Kel k Bo ê” – Setembro Amarelo vai estar na comunidade de Tira Chapéu com a ACRIDES, acompanhado de dois psicólogos e uma testemunha para abordar o tema e esperam contar com uma boa participação.
Além da ACRIDES, este evento vai contar com a parceria de outras associações como a Safende Tudo Hora e o “Pilorinhu” de Achada Grande Frente.
E tendo em conta a pandemia da covid-19, Elisângelo Martins garante que as actividades irão respeitar todas as medidas de contenção da doença.
RM