A Câmara de Comércio de Barlavento (CCB) elege, esta sexta-feira (4), os novos corpos sociais, durante a sua assembleia-geral, realizada em Mindelo. Duas listas, uma liderada por Rafael Vasconcelos e outra por Jorge Maurício concorrem à liderança desta organização. Vasconcelos tem como prioridade o alargamento da base de associados, enquanto que Maurício aposta no relançamentos da economia nacional.
A Assembleia-geral da CCB para eleição dos novos corpos sociais, realiza-se a partir de Mindelo das 16 horas às 20, A reunião integra cinco salas equipadas com videoconferência, nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal e Boa Vista. A coordenação da AG far-se-á a partir de Mindelo.
A candidatura Novo Rumo – Tecido Empresarial Dinâmico (TED), Liderada pelo gestor, Rafael Vasconcelos, tem entre as suas prioridades o alargamento da base de associados da organização.
“Nós consideramos que a partir do momento que ganharmos, os 350 associados irão beneficiar de tudo o que é ‘know how’, ‘networking’ e bolsas de contacto e apoios necessários para alavancar as suas actividades e o restante tecido empresarial irá ter bons olhos na nossa gestão moderna da CCB”, diz Rafael Vasconcelos.
Esta candidatura gira igualmente em torno de vários eixos nomeadamente a geração de uma maior e mais eficiente interacção entre a CCB e o mundo empresarial, criar condições para uma acção dinâmica e instigadora onde a Câmara desempenha a função de apoio na criação de novas empresas. A criação da figura do Provedor da CCB é uma outra estratégia a ser adoptada, caso esta candidatura vença as eleições.
Fazem parte da lista de Vasconcelos, nomes como Alexandre Novais, Alicia Wahnon, Diva Gomes, Adilson Monteiro, entre outros.
Relançar economia
Por seu turno, a lista de Jorge Maurício, vai priorizar o relançamento da economia nacional, dando assim uma resposta assertiva ao actual momento de crise vivenciado pelo empresariado. Caso for eleito a estratégia é sustentada pelos pilares reorganizar, reposicionar e reivindicar mais benefícios para o sector privado. Para tal apresenta uma equipa multifacetada, que respeita a paridade.
“O nosso grande foco é o relançamento da economia nacional, porque nós estamos num momento de sufoco. As nossas empresas estão com grandes dificuldades de tesouraria, muitas já quase com situação de pré-falência. Então temos de garantir a sobrevivência das empresas e temos de fazer a manutenção dos postos de trabalho”, diz Jorge Maurício.
Neste sentido uma das ideias defendidas por este empresário passa pela criação de um roteiro com os demais parceiros, sendo o principal o governo.
A estratégia da sua candidatura enquanto direcção eleita terá três pilares, nomeadamente reorganizar, reposicionar e reivindicar mais benefícios para o sector privado.
“Com uma nova liderança a nível executivo e consequentemente um novo modelo de gestão institucional, enquanto elemento motivador da equipa técnica, e igualmente garante da satisfação de uma recorrente reclamação dos nossos associados, defendemos a plena satisfação dos nossos afiliados e empresários no geral, através de uma maior presença e envolvimento institucional, bem como uma maior promoção e capacitação empresarial”, explica Maurício.
A equipa de Jorge Maurício ao Conselho Directivo da CCB inclui nomes como Suzana Joaquim, Vasco Figueiredo, Filomena Santos, Helena Rodrigues, Mário Mariano, Helena Fortes, entre outros. Tem delegados nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Sal e Boa Vista. Trata-se de uma lista multifacetada, que respeita um aspecto bastante importante na óptica deste candidato, a questão da paridade.