PUB

Covid-19

Director da Região Sanitária de Fogo e Brava contra instalação do laboratório de virologia nos Mosteiros

O Diretor de Região Sanitária Fogo e Brava, Evandro Monteiro, mostra-se contra a instalação do laboratório de virologia do Fogo, no município dos Mosteiros.

Na sua óptica, tecnicamente não se justifica instalar o laboratório nos Mosteiros apesar de entender as preocupações das autoridades locais.

“Nesta fase não podemos pensar em dispersar recursos, dispersar técnicos e conhecimentos porque o conhecimento científico é adquirido também com trabalhos continuados com toda a prática no dia a dia, então, pensar em ter um centro aqui e ter um centro acolá poderá trazer dificuldades digamos em habilidades em se fazer bem e correto”, explica, citado pela RCV.

A ilha do Fogo está em estado de calamidade com 102 doentes de covid-19, duas semanas após o primeiro caso confirmado, no entanto, a ilha vai beneficiar de reforços técnicos e humanos que já começaram a chegar.

“A nível de hospital já chegaram mais 4 enfermeiros e já temos a luz verde para ter mais 4 assistentes de serviços gerais, parte dos equipamentos como foi referido já temos aqui e vamos começar a usá-los a reforçar o que temos inicialmente mas tem um equipamento não tinhamos que é um hemogasômetro e isso é uma grande ajuda para todos nós”, afirma o Diretor da Região Sanitária de Fogo e Brava, citado pela RCV.

A Região Sanitária de Fogo e Brava quer ainda duplicar a capacidade de Centro Único de Almada para 70 leitos, visto que muitos dos infetados com covid-19 são assintomáticos mas não reúnem critérios para o isolamento domiciliar.

Evandro Monteiro, afirmou que vai também enviar uma lista de necessidades para reforçar a Delegacia de Saúde dos Mosteiros e um novo orçamento para duplicar a capacidade do Centro Único em Almada, para o isolamento institucional de pessoas com sintomatologia leve, ou assintomáticas.

Neste momento há 9 pessoas em isolamento institucional em Almada e cerca de 20 nos Mosteiros, os restantes estão em isolamento domiciliar.

Ontem seguiram uma centena de amostras para capital sendo a maioria dos Mosteiros e de contatos diretos de casos positivos de São Filipe.

Miriam Pires
Estagiária
C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top