A ilha de São Vicente tem um paciente com Covid-19 em estado crítico. Trata-se de um idoso de 82 anos, que deu entrada no Hospital Baptista de Sousa (HBS) com um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e, posteriormente, foi diagnosticado com o novo coronavírus.
Em entrevista ao A Nação, o delegado de saúde de São Vicente, avança que o paciente se encontra em isolamento e sob cuidados no HBS. Elísio Silva adianta ainda que há mais uma pessoa ao cuidado do hospital e mais 18, no Centro de Estágio, quatro infectados e 14 contactos, acompanhados pela Delegacia de Saúde da ilha.
“O paciente de 82 anos deu entrada com um AVC e depois foi diagnosticado com Covid-19. Temos ainda mais um paciente internado no Hospital Batista de Sousa, mas a situação está controlada. No Centro de Estágio temos mais quatro pessoas com Covid-19 e os restantes são os contactos dessas pessoas infectadas que estão a aguardar pelo
resultado dos testes PCR”, avança Elísio Silva.
PCR nas viagens inter-ilhas
O delegado de saúde afirma que todos os casos positivos registados até agora, em São Vicente, são resultantes de contactos de viajantes das outras ilhas, pelo que defende que os testes PCR deveriam ser realizados também dentro do arquipélago, de forma a evitar a propagação do vírus. Elísio Silva diz-se ainda a favor da realização dos testes nas
clínicas privadas, essencialmente para os viajantes.
“Vai ser uma solução urgente, principalmente para viajantes que devem pagar pelos seus testes. O Ministério da Saúde, em parceria com as clínicas privadas, já está a tratar deste assunto sobre a realização dos testes PCR nos privados. E isso vai facilitar-nos também a nível de respostas rápidas e atempadas, porque no momento estamos
superlotados.”
O delegado admite que o laboratório de virologia de São Vicente precisa de ser libertado para situações mais urgentes, que os testes de viagens.
“No momento já temos casos em Santo Antão, temos vindo a registar alguns casos positivos em São Nicolau. Por isso precisamos ter uma maior solução de resposta no laboratório de virologia de São Vicente”, finaliza.
Por altura desta entrevista, Elísio Silva disse estarem a aguardar respostas de mais 50 testes PCR, cujos resultados poderiam ser conhecidos ainda ontem à noite, pelo que contamos revelar esses resultados em breve.
Suíla Rodrigues
Estagiária