O Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) e a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) vão estar, esta sexta-feira (4), na ilha de Santo Antão, no terreno para a libertação do Trichogramma na luta contra a praga da lagarta do cartucho do milho.
A acção decorre a partir do período matinal nas localidades de Porto Novo e Ribeira Grande.
A libertação do Trichogramma (inimigo natural) é tida como essencial para mitigação dos efeitos de invasão da praga, a Lagarta do Cartucho do Milho (Spodoptera frugiperda), entre outras pragas que este parasitoide (Trichogramma pretiosum) pode controlar em Cabo Verde.
Estes pequenos insectos serão introduzidos na plantação do milho, controlando a praga acima referida.
A lagarta do cartucho é uma praga relativamente nova em Cabo Verde e está a ser controlada intensamente pelos serviços do MAA tendo por base uma equipa de investigação liderada por INIDA, desde 2016.
O controlo a esta praga é de abrangência nacional, e durante os meses de agosto, setembro e outubro, equipas do MAA estarão presentes no terreno controlando esta praga, no sentido de garantir um ano agrícola bem-sucedido.
As fábricas de produção dos Trichogramma estão localizadas nas ilhas de Santiago e Santo Antão e, brevemente, na ilha do Fogo. Estas fábricas têm condições para produzir inimigos naturais que cobrem as necessidades de todo o país.