“O poder da comunicação em tempos incertos” é o nome dado a um programa online, projectado pela presidente da Associação de Relações Públicas de Cabo Verde, Yara dos Santos, com estreia marcada para 24 de Setembro, nas plataformas online.
Em formato talk show, o programa terá periodicidade semanal, e contará com convidados de diferentes instituições e organizações públicas e privadas, numa primeira temporada de 12 edições.
Estes deverão partilhar as suas experiências no domínio da comunicação e relações públicas no contexto da covid-19.
O objectivo passa por perceber como tem sido a resposta das organizações perante o desafio da comunicação, conhecer o trabalho que diversas instituições estão a fazer diante da covid-19 no que toca ao desafio da comunicação.
O referido programa, acrescenta Yara Santos, tem ainda como propósito ajudar e inspirar outras organizações a enfrentarem esta crise “sem precedentes” e na qual uma gestão estratégica de comunicação é fundamental para a sobrevivência das mesmas.
A crise despoletada pela covid-19 representa, sem dúvidas, um desafio e uma “disrupção absoluta” para os profissionais da comunicação, alega a escritora, acrescentando que “mais do que nunca”, uma gestão estratégica de comunicação é um instrumento poderoso.
A pandemia, segundo diz, também veio evidenciar o papel dos relações públicas nas instituições. “A comunicação sempre deve ser vista como uma área estratégica de gestão independentemente de qual for a natureza da organização”, assegura.
Os profissionais de comunicação, adianta, sairão desta crise reforçados pelo papel que estão a desempenhar, já que “toda esta crise nos convida a mostrar o nosso lado mais humano e nos reconectar por meio da tecnologia.
Quanto ao interesse das organizações cabo-verdianas em ter, na sua orgânica, um profissional de relações públicas ou um gabinete de comunicação, Yara Santos diz que, nos últimos anos, o sector está cada vez mais valorizado.
Há, segundo diz, um evolução positiva, mesmo em termos académicos ou científicos. Um dos indícios é a grande oferta formativa na área, nas diversas instituições de ensino do país.
“Já lá vai o tempo em que as empresas acreditavam que o sucesso empresarial dependia, por si só, dos lucros ou do domínio da cota de mercado. Hoje, mais do que nunca nós sabemos que a componente da imagem e a reputação da organização são fundamentais para a projeção e consolidação dos ganhos de uma organização”, conclui.
Apresentado pela relações públicas, Yara dos Santos, o programa “O poder da comunicação em tempos incertos” será transmitido em transmissões em directo no Facebook.
NA