O espaço de isolamento dos infectados com a covid-19 em São Nicolau, precisa de camas. Quem o garante é o delegado de saúde da ilha, Elvio Pereira.
“É um antigo liceu, portanto conta com muito espaço. O que temos falta neste momento é de camas, fizemos o pedido de camas para a Direção Geral de Orçamento e Gestão para o concelho de Ribeira Brava”, afirma.
“Já faz algumas semanas que fizemos o pedido, mas vamos reforçar a solicitação”, realça.
Na sequência dos 5 casos identificados positivos à covid-19 na passada quarta-feira, no Tarrafal de São Nicolau, foram recolhidas 30 amostras para despiste. Essas amostras pertencem aos contatos próximos dos infetados e os mesmos estão à espera do resultado em isolamento domiciliar.
Os 5 últimos casos positivos da covid-19 no município são familiares do primeiro caso no porto do Tarrafal. O concelho conta agora com 6 casos activos em isolamento. Segundo o Delegado de Saúde de São Nicolau, Elvio Pereira, esses pacientes são todos assintomáticos.
Segundo o mesmo, abriu-se uma investigação para saber onde e quando o primeiro paciente foi infectado, porém diz que sendo um trabalhador da ENAPOR, e estar constantemente em contato com pessoas, provavelmente foi em algum desses contatos com passageiros a bordo no navio que contraiu o vírus.
Demora nos resultados
Relativamente ao tempo de espera dos resultados das amostras, o delegado da saúde explica que as amostras quando enviadas para a Cidade da Praia demoram 72 horas a saírem, porém, quando são enviadas para São Vicente os resultados saem entre 24 a 48 horas, dependendo da demanda.
Ontem fez 72 horas que enviaram as amostras para a Praia e o resultado deve estar a chegar.
Elvio Pereira esclarece que as amostras são enviadas para as duas ilhas dependendo dos transportes.
“Quando recolhemos as amostras, se não conseguirmos enviar para Praia no avião de quarta-feira, enviamos para São Vicente, na sexta-feira”. clarifica.
Na quarta-feira foram enviadas para a Cidade da Praia 30 amostras de Tarrafal e 40 de Ribeira Brava.
As 30 amostras recolhidas no concelho de Tarrafal são na faixa etária entre os 16 e os 61 anos.
Miriam Pires
Estagiária