Termina hoje a acção de formação em biossegurança em contexto laboratorial/covi-19, destinada a melhorar o processo de transporte de amostras biológicas.
A formação decorreu entre 25 a 27 de Agosto e foi direcionada aos técnicos de laboratório nas diferentes ilhas do país, em módulos presenciais e online.
O objectivo, segundo o Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), foi reforçar os conhecimentos na área e a capacidade destes profissionais, tendo em vista conhecer e colocar em prática as normas de biossegurança, incluindo o transporte de amostras biológicas.
A Organização Mundial da Saúde tem orientado a adoção da estratégia para a detecção precoce dos casos de covid-19 como sendo essencial para aplicação de medidas de contenção e evitando assim a propagação da doença.
Neste contexto, explica o INSP, os laboratórios de diagnósticos e os seus recursos humanos devem estar preparados para lidarem com o novo coronavírus e com outras eventuais situações semelhantes, garantindo a máxima segurança a nível laboratorial.
A formação foi uma iniciativa do INSP e contou com a assistência técnica e financeira da OMS.
A cerimónia de encerramento, apresentação e validação do Manual de Transporte das amostras biológicas, terá lugar nesta quinta-feira, 27, na Cidade da Praia.