Mário Fernandes foi nomeado para o cargo de representante residente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Guiné Conacri. O ex-governante será empossado na próxima semana.
Este antigo embaixador da Cabo Verde junto de seis países de África Ocidental, com residência em Dacar, foi contactado há cerca de um mês e, na semana passada, teve uma reunião, por videoconferência com o presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou, onde foram ultimados todos os detalhes do processo da sua nomeação.
Para este cargo que se enquadra no estatuto de diplomatas, Mário Fernandes recebeu o agreement do Presidente da Guiné Conacri, Alpha Condé.
Cabo Verde vai também receber o seu primeiro representante residente da CEDEAO. Trata-se do ganês Samurai Odartey Lamptey. Para o Gana foi nomeado o nigeriano Baba Gana Wakil.
Com estas três nomeações todos os 15 países da sub-região ficam cobertos com representantes residentes da Comissão da CEDEAO.
Jurista e engenheiro mecânico-auto, Mário Fernandes desempenhou várias funções no Estado de Cabo Verde, com destaque para os cargos de ministro de Administração Interna, secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro e embaixador de Cabo Verde junto de seis países da CEDEAO com residência em Dacar. Foi também deputado nacional.