PUB

Sociedade

Novo ano lectivo: Aulas passam a ter a duração de 25 minutos

O ano escolar arrancou no passado dia 24 e o novo ano lectivo arranca a 1 e Outubro. Por estes dias e até 30 de Setembro estão calendarizadas várias actividades de formação contínua aos docentes, nomeadamente adaptação ao novo ambiente de aprendizagem, utilização de plataformas e metodologias para o ensino à distância.

Uma das principais mudanças a serem introduzidas, prende-se com a carga horária das aulas, que passam agora a ter a duração de 25 minutos, para uma melhor adequação ao contexto de pandemia da Covid-19. Esta e outras medidas tem estado a ser socializadas entre a classe docente, nas acções de capacitação que estão sendo levadas a cabo em todos os concelhos do país.

A par disso, lá onde for possível, o número máximo de alunos por turma passa a ser 20. As turmas serão divididas na metade e cada aluno deverá ocupar uma carteira. Cada intervalo entre turmas terá a duração de 30 minutos, para permitir que as salas de aula sejam higienizadas.

O uso de máscaras, à semelhança do que acontece em espaços públicos e não só, é obrigatório nas escolas. Para salvaguardar o cumprimento desse e outros imperativos, vão ser distribuídos aos alunos kits de higiene.

A partir de 14 de Setembro, as aulas na televisão têm início. A educação à distância, neste contexto, surge como um complemento das aulas presenciais, ou seja os alunos ficam a complementar a matéria com fichas e teleaulas.

Estas e outras medidas poderão não ser aplicadas ou senão, aplicadas de forma diferente, dependendo de escola para escola e de concelho para concelho. Por exemplo numa escola em que o número de alunos (nas zonas rurais) é menor do que o número recomendado, o Ministério da Educação vai manter o funcionamento normal e as turmas vão estar completas.

PUB

PUB

PUB

To Top