Carlos Monteiro enaltece o corpo de voluntários e as associações juvenis do concelho e diz que esse é o modelo de voluntariado que vai propor ao PNUD.
“Dentro do trabalho que estamos a fazer com o PNUD queremos criar um modelo de organização de voluntariado no país. Tem que ser corpos de voluntariado a nível municipal que depois podemos coordenar e dar condições a nível nacional. Já consegui achar uma forma de acelerar esse processo porque iremos propor que ‘copiemos’ o modelo que tem no Porto Novo para replicarmos em Cabo Verde inteiro”, falava Carlos Monteiro à RCV.
A Semana Municipal da Juventude que começou ontem, 21 e vai até hoje, 22, à tarde, tem como tema “O papel do voluntariado no pós-covid”, todos os assuntos debatidos tiveram como foco a pandemia.
A presidente dos Voluntários do Centro de Juventude do Porto Novo, Helga Delgado, dá a conhecer as ações do grupo que também celebra um ano de existência.
“Estamos focado em trabalhar semanalmente na distribuição de sextas básicas, kits, em Workshops, campanhas de limpeza das praias e em diversos bairros. Queremos fazer uma diferença social, ambiental, cultural e desportiva”, explica Helga Delgado.
O Vereador do pelouro da juventude da Câmara Municipal, Nilson Santos, reconhece o papel ativo dos voluntários no concelho, destaca a importância desses, principalmente nesses tempos de pandemia e sublinha que “se não fosse através do trabalho dos voluntários somente a Câmara Municipal não conseguiria chegar a todas as pessoas mais necessitadas”.
Criselene Brito