A cidade da Praia celebra hoje o dia da sua santa padroeira, Nossa Senhora da Graça. O dia está a ser marcado pela Caravana Mariana que percorre desde as 6h30 todas as paróquias e comunidades cristãs da Praia.
Tendo em conta que este ano não se pode reunir os habituais milhares de pessoas para a celebração religiosa na paróquia de Nossa Senhora da Graça, no Plateau, a santa padroeira (imagem da Nossa Senhora), considerada mãe de todas as paróquia, vai marcar presença em todas as igrejas da Praia, através desta caravana, e a visita decorre até às 16 horas.
Apesar das recomendações sanitárias por parte das autoridades e da própria igreja, os fiéis em algumas paróquias tentaram acompanhar a caravana em desfile, e pelo que se notou, nem todas estavam a respeitar o distanciamento social para evitar a propagação da covid-19.
No bairro Craveiro Lopes, os 10 minutos com a Nossa Senhora contou com a presença “de muitos” que tentaram acompanhar o desfile até Achada Eugénio Lima.
Ainda sobre as festividades da santa padroeira, a paróquia realiza no período da manhã e à tarde, a habitual missa que este ano, será com a presença restrita e transmissão on-line na plataforma digital da Paróquia “Pascon Nossa Senhora da Graça”.
No período da tarde, às 16h, a missa será presidida pelo Cardeal e Bispo Dom Arlindo Furtado que celebra também o seu 11º aniversário na entrada na Diocese de Santiago.
De realçar que na tarde desta sexta-feira,14, foi inaugurada uma exposição de pintura sacra contemporânea e realizada uma vigília ontem à noite também em celebração as festividades de Nossa Senhora da Graça, padroeira da Praia, no Platô.
Vigilía essa que, como constatou o A NAÇÃO contou também com a presença de muita gente junta, sem grande distanciamento social.
Na quinta-feira,13, foi realizado o concerto musical “Serenata a Maria”, na Pró-Catedral de Nossa Senhora da Graça.
Tudo isto acontece enquanto a cidade da Praia está em prorrogação do estado de calamidade devido à pandemia da covid-19.
RM