PUB

Cultura

São Miguel: Sociedade Cabo-verdiana de Música passa a disponibilizar serviços no Balcão Único

Desde ontem que a Sociedade Cabo-verdiana de música (SCM) passou a estar representada no Balcão Único (BU) da Câmara Municipal de São Miguel, disponibilizado todos os seus serviços no como forma de estar mais perto dos artistas e de descentralizar os seus serviços.

De acordo com a presidente da SCM, Solange Cesarovna, o espaço vai prestar todos os serviços que se presta na sede na Praia, como forma de “descentralizar” e estar mais próximo dos “autores, artistas e conexos”, permitindo que
façam o registo das suas obras.

Por outro lado, “vai estar perto das pessoas que usam a música para as suas actividades de forma que possam fazer o seu licenciamento” explica Cesarovna.

A mesma realça que esta inauguração é um “grande ganho” uma vez que a maior dificuldade enfrentada pela SCM, neste momento, é conseguir levar os seus serviços para todos os municípios de Santiago e outras ilhas.

O primeiro artista micaelense a se inscrever na SCM, no espaço de Balcão Único, foi Nani Dias. Para ele a sua inscrição significa muito, uma vez que, como explica, “já havia pensado em desistir da carreira artística porque não é valorizada”, mas agora que já conseguiu se inscrever na SCM diz que vai continuar a trabalhar, “compor mais músicas e fazer o seu registo”.

Nani Dias conta que tem algumas músicas guardadas, mas ainda não fez o seu lançamento pelo facto de não estar inscrito, mas que com esta inscrição em breve vai “lançá-las”.

O edil Hémenio Fernandes, por seu turno, considera que a abertura do espaço da SCM no BU é mais um passo que se dá no “caminho da valorização do artista e na formalização da economia”.

Anícia Veiga

Estagiária

PUB

PUB

PUB

To Top