“DjudamLi” é uma plataforma de financiamento colectivo, que visa facilitar e promover a solidariedade cabo-verdiana, através de ferramentas que ajudam os empreendedores a arrecadar fundos sem ter de recorrer a empréstimos ou créditos bancários.
A ideia parte de dois jovens empreendedores, Gelson da Veiga e Keven Andrade, de 25 e 26 anos e formados em engenharia informática. Segundo contam ao A NAÇÃO, o projecto nasce da necessidade que os próprios criadores sentiram ao tentar desenvolver uma ideia empreendedora, sem, no entanto, conseguir financiamento ou um empréstimo bancário, já que ambos estavam desempregados.
“Dali surgiu a ideia de criar uma plataforma de financiamento coletivo, um conceito já existente e popular pelo mundo fora. Uma plataforma de crowdfunding, cujo principal objetivo é promover campanhas a fim de obter financiamentos e conseguir uma soma monetária em doações”, explica Gelson da Veiga.
Para quem quer criar uma campanha na Djudamli.cv, basta criar uma conta na plataforma, com registo a partir do Google ou Facebook, preencher os campos obrigatórios no perfil e publicar, especificam os criadores.
A partir do momento que a campanha é criada cabe ao seu autor partilhar o link para conseguir o máximo de doações. A plataforma oferece meios de partilha rápida para as redes as sociais mais populares.
Para quem vai doar, o procedimento também é simples. Basta escolher uma campanha e doar o valor desejado, utilizando cartões Vint4, Visa ou Mastercard.
“A plataforma é simples, de fácil utilização, não aborrece o utilizador com formulários longos e burocráticos e, por outro lado, conta com um design muito intuitivo”, assegura Gelson da Veiga.
Vale ressaltar que, assim como outras plataformas do género, na “DjudamLi” a responsabilidade é inteiramente do criador de cada campanha, cabendo a quem vai doar decidir se a mesma é credível e se vale, ou não, a sua doação.
NA