Ao todo 23 crianças e adolescentes de Ribeirinha participam na quarta edição do Campeonato de Pratim, competição essa que decorre no Largo de Eloy. A prova teve início no último domingo, logo após a final da Taça Coca-cola. Esta última é tida como a pré-época da modalidade, pelo nessa fase os jovens alimam as arestas das suas equipas para poder fazer uma boa prestação ao longo do Campeonato.
O Campeonato de Pratim surgiu da necessidade de dar aos às crianças e adolescentes da localidade uma ocupação nos finais de tarde do verão. Acontece habitualmente entre Agosto e Setembro, altura em que os praticantes se encontram de férias.
“Em princípio o campeonato prolonga-se até a altura em que estiverem a ir entrar na escola. Realizamos diariamente três a quatro jogos, conforme o horário. As partidas tem a duração de 20 minutos, sendo 10 de cada lado. Este ano começamos com dois grupos de oito equipas, por pontuação. Os dois primeiros de cada grupo vão jogar as meias-finais, seguindo-se depois a final”, revela o promotor da iniciativa, Eloy Andrade.
Para participar no Campeonato de Pratim, cada praticante deve compor a sua equipa, normalmente a partir de tampinhas de cervejas e refrigerantes – os famosos pratins.
Consoante o volume dos patrocínios, os vencedores recebem prémios, que. na maior parte das vezes, são materiais escolares. Em anos anteriores, o Campeonato contou com o apoio de uma marca de distribuição de bebidas alcoólicas. Para a quarta edição, os patrocínios ainda estão escassos, mas Eloy Andrade destaca que o mais importante é que os jovens se divirtam, independentemente de haver patrocínios ou não.