O novo ano escolar terá início este mês, a partir do dia 24, com ensino presencial e à distância, segundo anunciou esta sexta-feira,31, a ministra da Educação, Maritza Rosabal.
Entretanto, o ano lectivo só se inicia no dia 1 de Outubro. Até lá vão decorrer as formações aos docentes sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a preparação do ano lectivo.
Maritza Rosabal, que falava no âmbito do debate sobre o Estado da Nação, o último desta legislatura, explicou que será implementado um novo modelo de funcionamento, em que a educação à distância é complementada pelo ensino presencial, este último com uma carga horária menor do que o habitual.
As turmas vão ser, portanto, “desdobradas”, com um sistema presencial mais alargado, conforme as condições físicas e o número de pessoas.
Devido à pandemia da covid-19, durante o último trimestre do ano lectivo 2019/2020, o Ministério da Educação implementou o programa de ensino à distância “Aprender e estudar em casa”, com aulas na televisão, rádio e acompanhamento por via das TIC.
Uma forma de suprir o encerramento das escolas e evitar a propagação da covid-19, sem que os estudantes perdessem o contacto com os conteúdos que deveriam ser lecionados naquele período escolar.