PUB

Economia

Relatório do BCV destaca desempenho “positivo” da economia em 2019

A economia nacional “teve um desempenho positivo” em 2019, revela o relatório do Estado da Economia em 2019, divulgado esta quinta-feira pelo Banco de Cabo Verde (BCV).

Esse desempenho, conforme a mesma fonte, foi favorecido pelo contexto externo de melhoria dos mercados de trabalho e redução da inflação dos principais parceiros do país, assim como, a nível interno, pela implementação de medidas macroeconómicas acomodatícias e pelo contínuo fortalecimento da confiança dos agentes económicos.

Com efeito, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas, o crescimento do PIB acelerou de 4,5 para 5,7 por cento, a taxa de desemprego reduziu de 12,2 para 11,3 por cento da população ativa e a inflação média anual baixou de 1,3 para 1,1 por cento.

Por seu turno, o crédito ao sector privado cresceu 3,9 por cento, a balança corrente registou um excedente de 0,3 por cento do PIB e as reservas oficiais passaram a garantir 6,9 meses de importações de bens e serviços. O défice e a dívida do Estado baixaram, fixando-se, respetivamente, em 1,8 e 124,7 por cento do PIB em finais de 2019, de acordo com o Ministério das Finanças.

Entretanto, o choque exógeno, que constitui a atual crise sanitária, deverá reverter o ciclo económico iniciado em 2015 e salienta a importância da implementação de medidas de política para reduzir as vulnerabilidades económicas e sociais do país.

PUB

PUB

PUB

To Top