O acordo, considerado histórico, vai beneficiar as entidades de gestão colectivas membros da CISAC, entre as quais a SCM, com o novo sistema de gestão de Direitos de Autor e Direitos Conexos da OMPI , WIPO CONNECT.
Segundo a SCM, o contrato representa um ganho imenso para as sociedades novas, que começaram o seu trabalho a pouco tempo, bem como para sociedades de países em desenvolvimento, que não conseguem por meios próprios, ter o Software de Gestão de Titulares e Repertório, Licenciamento e Distribuição de Direitos.
“Hoje estamos a tornar mais um sonho da SCM realidade, uma vez que fomos a primeira Sociedade de Direitos de Autor a ser contemplada com este nosso sistema moderno e eficiente para a Gestão dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, algo que fazia já muita falta na SCM, como os avanços significativos que esta Entidade de Gestão Colectiva tem feito em prol da Defesa dos Direitos de Autores e Artistas cabo-verdianos”, escreve a SCM.
Neste momento o software Wipo Connect já está instalado no Servidor da SCM na nuvem e esta organização está a trabalhar para a operacionalização do sistema e a customização do mesmo com todas as suas informações.
Outra vertente é a formação da equipa da SCM que está sendo ministrada, de forma contínua durante o ano de 2020, para que o software possa ser correctamente administrado localmente nos três Módulos: Documentação, Licenciamento e Distribuição e estar completamente operacional, preferencialmente durante o ano de 2020.