Um grupo de jovens, em Santo Antão, pretende explicar o processo eleitoral e a importância do voto consciente, através do Projecto Incentivo ao voto. O aumento da qualidade na democracia, bem como o desenvolvimento da cultura política do país são dois dos impactos que esta iniciativa pode vir a ter.
O projecto tem como objectivos específicos explicar o processo eleitoral e a importância do voto consciente, trabalhar na importância do voto, capacitar nos jovens o espírito de liderança política, promover uma reflexão crítica acerca da escolha dos seus representantes.
“Em Cabo Verde a participação eleitoral e a abstenção eleitoral são processos complexos e de uma envolvência tal que ultrapassam os aspectos meramente formais que antecedem, nomeadamente, como estar recenseado, a inscrição nos cadernos eleitorais e o exercício do voto. A importância da política para os indivíduos, que se traduzirá na tão almejada cultura política. O nível de informação e conhecimento sobre a mesma também são aspectos importantes e que influenciam a participação ou não participação eleitoral”, diz Cleydir Lizardo, porta-voz do projecto.
A iniciativa decorre na ilha de Santo Antão e reúne cerca de 128 pessoas, entre participantes, palestrantes e convidados de todas as ilhas de Cabo Verde.
Dotar os jovens de conhecimentos sobre a importância do voto e o seu peso na vida dos indivíduos, abstenção eleitoral reduzida, qualidade na democracia e o desenvolvimento da cultura política do país figuram como os impactos expectáveis deste projecto.
JF