Um grupo de beneficiárias do projeto hidroagrícola da comunidade de Moia Moia, concelho de São Domingos, desenvolvida pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), já estão capacitadas em Paridade de Género e Liderança.
Depois de dois dias de formação, as mesmas comprometem-se em trabalhar em rede como forma de alcançar o envolvimento igualitário de mulheres e homens na tomada de decisões e outras esferas de liderança, segundo avança o ICIEG.
Por outro lado, acrescenta, os participantes defendem que a nível local é necessário continuar a trabalhar no sentido de promover uma efetiva participação das mulheres na vida política e cívica e com isso favorecer o maior equilíbrio entre os sexos na composição das listas.
A formação estende-se para outras localidades do país e é fruto de uma parceria com o POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais.
No final da formação o formador frisou que capacitar pessoas em Paridade de Género e Liderança é fazer as pessoas refletirem sobre as causas que condicionam a sua participação cívica e política.
“As sessões são importantes para causar desconforto em relação ao status quo existente em matéria de igualdade de género e fazer com que os formandos queiram agir em prol da mudança”, explica a mesma fonte.
O ICIEG espera, assim ,que as ações posteriores de boa parte dos formandos venham a ser impactados pela necessidade de liderarem as suas comunidades e realizarem mudanças.