PUB

Desporto

Olimpíadas on-line da FIDE: Participação de Cabo Verde aguardada com expectativa

A selecção nacional da modalidade ataca a competição com 12 atletas sendo apenas seis efectivos.

“Será interessante assistir Cabo Verde em acção – o jogador mais bem classificado na Divisão de Base IM Ortega Amarelle Mariano compete por esta nação insular, mas seus companheiros de equipe não têm experiência em xadrez”, escreve a FIDE a propósito da selecção nacional de xadrez de Cabo Verde.

Tendo o jogador mais bem cotado d divisão em que participa (Mariano Ortega), a expectativa numa boa prestação estende-se as ambições da federação Cabo-verdiana de Xadrez, segundo o seu presidente.

A selecção nacional da modalidade ataca a competição com 12 atletas sendo apenas seis efectivos, nomeadamente Mariano Ortega (mestre), José Vaz, Célia Guevara, Jussara Martins, Iliano Santos e Loedi Gomes. Segundo o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Francisco Carapinha, a composição da selecção teve que preencher alguns critérios.

“Desde logo cada equipa vai ser composta por seis jogadores. Desses seis atletas dois são livres, não tem qualquer imposição. O terceiro e o quarto são obrigatoriamente femininos. O quinto obrigatoriamente tem que ser um jogador sub-20 e o sexto tem que ser um jogador sub-20, mas feminino”, explica.

Para esta competição, Cabo Verde foi colocado na divisão base, que é a última das divisões. Passam a fase seguinte os quatro primeiros de cada grupo. Cabo Verde faz parte do grupo C, onde tem a companhia de as selecções do Chipre, Ilhas Caimão, Mauritânia, Aruba, Líbia, Antígua e Barbuda,  Haiti,  Santa Lúcia e Granada.

Trata-se de um grupo acessível para Cabo Verde, entretanto Carapinha alerta para o facto do sucesso do combinado nacional depender de outros factores que lhe é alheio. “Falo de coisas que nos podem ultrapassar, por exemplo a internet. Perdemos um jogo há dias com o Uruguai devido a questão da internet que falhou”, recorda.

A selecção nacional de xadrez participa, este sábado (25), no “2020 FIDE ONLINE OLYMPIAD”. Trata-se de uma competição da modalidade, que reúne 163 países de todo o mundo, numa organização da Federação Internacional de Xadrez.

PUB

PUB

PUB

To Top