Diante da situação da pandemia da Covid-19, a UNESCO chamou a atenção para as fragilidades ligadas à desigualdade de género e no seu potencial em agravar a situação.
É neste sentido que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Comissão Nacional de Cabo Verde para a Unesco (CNU), resolveu avançar com o projecto “Labirinto do Género” para chamar a atenção das comunidades e das autoridades sobre os impactos sociais, económicos, psicológicos da pandemia Covid-19, que poderão de forma desproporcional afetar as raparigas e as meninas.
O projecto conta com a parceria do Ministério da Educação, o Fundo das Nações Unidas para as Populações (FNUAP), Instituto Camões – Cooperação Portuguesa, Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF-UniCV) e a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
Trata-se de um “desafio” lançado aos estudantes de Licenciatura, Pós-graduação ou Mestrado em Arquitetura, Design e Engenharia para a elaboração da Forma, e aos estudantes de Comunicação, Psicologia, Ciências Sociais ou outras, para a elaboração do Conceito, a nível nacional, para a criação de uma estrutura intitulada “Labirinto do Género”.
De acordo com o regulamento do concurso, devem participar estudantes das áreas antes mencionadas, com idade compreendida até os 35 anos, e permite trabalho em grupo (uma equipa multidisciplinar de 3 a 5 pessoas) “desde que se respeite a Lei de Paridade”.
Relativamente à premiação o primeiro classificado recebe um montante de 45 mil escudos (por membro de equipa) pelo trabalho de investigação.
O segundo leva 35 mil escudos (por membro de equipa) e o terceiro 25 mil escudos (por membro de equipa).
Além deste incentivo monetário, os vencedores poderão ainda receber apoios para a publicação dos seus projetos de investigação.
Para mais informações, os estudantes interessados em concorrer ao “Labirinto do Género” devem consultar a página (https://cvunesco.org/.), (contactar a CNU pelo 238 262 14 89/comnatcv@cvunesco.org) e enviar uma “manifestação de interesse” até 31 de Agosto.
As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 14 de outubro e os resultados serão conhecidos até 28 do mesmo mês.
RM