PUB

Sociedade

“A saúde mental é muito mais que a ausência de uma doença” – Aristides da Luz

A saúde mental vai muito além do diagnóstico de uma doença mental, e demanda um trabalho multidisciplinar, com intervenções a vários níveis, defendeu o Coordenador Nacional do Programa de Saúde Mental, Aristides da Luz.

Durante um atelier de socialização do Plano Estratégico para a Saúde Mental 2020-2024, que teve lugar esta segunda-feira, 20, na Cidade da Praia, Aristides da Luz sublinhou que uma sociedade com boa saúde mental precisa de uma intervenção de diferentes sectores da sociedade, sejam eles de saúde, educação, justiça, segurança, ambiente, entre outros.

O referido plano, elaborado em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) assenta em cinco eixos estratégicos, que passam pelo desenvolvimento da criança, do adolescente e do adulto, serviços de saúde mental, reabilitação psicossocial, formação e investigação.

Por sua vez, o Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia, que presidiu a cerimónia de abertura do atelier, reafirmou que “todos os indivíduos com problemas de saúde mental têm direito de acesso a serviços e a apoios para lidar com suas condições, diminuir o seu sofrimento e assegurar o seu funcionamento completo”.

Neste sentido, defende um sistema abrangente de cuidados de saúde mental,  com serviços comunitários sólidos, e que consiste em promover e proteger os direitos humanos e a dignidade das pessoas com problemas de saúde mental.

O Plano Estratégico Nacional de Saúde Mental 2020 – 2024 irá ainda facilitar a implementação da Lei da Saúde Mental de 2013, que encoraja a promoção e proteção efetiva da saúde mental através de medidas que contribuam para o equilíbrio psíquico dos indivíduos, para favorecer o desenvolvimento das capacidades envolvidas na construção da personalidade e promover a sua integração no meio social em que vive.

O atelier contou ainda com a participação da Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, a OMS, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Direção Nacional de Educação, Procuradoria da República e Casa Civil da Presidência da República.

PUB

PUB

PUB

To Top