A Câmara Municipal da Praia e o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) rubricaram, na terça-feira (21), um memorando de entendimento que irá disponibilizar um terreno no valor de cerca de 9.000.000 milhões de escudos, de forma gratuita, para a construção da sede da organização desportiva.
O terreno, de 1690,36 m2, fica localizado em Achada Grande Trás e irá albergar uma construção de raiz da sede que considera a preservação ambiental como principal factor.
Durante a assinatura do memorando de entendimento entre a Câmara e o COC, representado pela sua presidente, Filomena Fortes, a responsável deixou saber da sua gratidão pelo acto e prometeu fazer com que a sede seja referência a nível nacional e mundial, respeitando todas as todas as orientações para que seja inclusivo, sustentável e que cumpra todos os requisitos sobres as questões ambientais.
“Nos queremos enaltecer e dar uma certa visibilidade ao bairro de Achada Grande Trás, uma vez que já existe uma estrutura desportiva. Assim a sede do COC será contextualizada num espaço onde se respira desporto”, frisou Filomena Fortes.
Ainda sobre este projecto Fortes assinalou que “Queremos trabalhar em comum acordo e de mãos dadas com a sociedade civil, a Câmara Municipal, e outros parceiros”.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, deu os parabéns a arquitecta pelo conceito que introduziu de edifício ecologicamente sustentável.
O projecto da sede do COC já foi enviado ao Comité Olímpico Internacional e será edificado num prazo de dois anos, a partir da aprovação em Assembleia Municipal.