O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, participa, esta segunda-feira, 20, por vídeo-conferência, na 55ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do Comitê Interestadual Permanente para Controlo da Seca no Sahel – CILSS.
O Comité Permanente Inter – Estados de Luta contra a Seca no Sahel foi criado a 12 de Setembro de 1973.
A organização que visa investir no alcance da segurança alimentar e lutar contra os efeitos adversos da seca e da desertificação, promovendo o equilíbrio ecológico no Sahel, compreendeu até recentemente nove estados membros: Gambia, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal, Burkina Faso, Níger, Mali, Chade e Cabo Verde. Países como o Bénin, a Costa do Marfim, Guiné Conacry e Togo aderiram a partir de 2010, à Organização.
A 55ª sessão ordinária do Conselho de Ministros do Comitê Interestadual Permanente para Controle da Seca no Sahel (CILSS) terá lugar no dia 20 de julho de 2020, por videoconferência, no contexto particular da pandemia ligada ao covid-19, sob a presidência de Salifou Ouedraogo, ministro da Agricultura e Desenvolvimento Hidro-agrícola de Burkina Faso, ministro Coordenador do CILSS.