PUB

Sociedade

Técnicos sociais capacitados para utilização do aplicativo de gestão do Rendimento Social de Inclusão

Os técnicos sociais dos 22 municípios de Cabo Verde estão a receber formação online para a utilização do novo aplicativo de gestão do Rendimento Social de Inclusão (RSI), que será operacionalizado em breve.

O aplicativo será lançado pelo Ministério da Família e Inclusão Social e promete reforçar a transparência, agilidade e uniformização dos procedimentos entre os serviços centrais e locais, segundo informa o Governo, em comunicado.

“O referido aplicativo permite uma integração entre o serviço central, responsável pela gestão da prestação, para maior transparência e justiça no seu acesso. Garante maior eficácia nos processos de acompanhamento familiar, ao dotar as equipas locais de ferramentas que lhes permitam fazer uma melhor triagem das potencialidades de cada agregado beneficiado”, explica a mesma fonte.

Durante a formação, que decorre desde o dia 16 de Junho e vai até 31 deste mês, os técnicos irão aprofundar os conceitos e objectivos da actual expansão do RSI, iniciada em Abril último e destinada a proteção das famílias dos grupos 1 e 2 do Cadastro Social Único.

O RSI é uma modalidade de transferência de renda directa e temporária, mensal, de 5500 escudos, destinado aos agregados familiares em situação de pobreza extrema, com crianças sob a sua responsabilidade.

Nesta fase de expansão, diz o Governo, o RSI estendeu-se a oito mil famílias e deve alcançar os 12 mil nesta segunda fase.

PUB

PUB

PUB

To Top