O presidente de Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, Orlando Rodrigues, anunciou que vai retirar apoios sociais aos estudantes africanos que não respeitarem as recomendações das autoridades portuguesas para evitar a propagação da Covid-19.
Segundo as informações avançadas na passada quinta-feira, 16, pela SICNotícias, esta decisão foi tomada para alertar os estudantes que têm realizado festas particulares sem levar em conta as regras sanitárias.
No fim da semana passado a PSP suspendeu uma festa ilegal frequentada por 80 jovens sem quaisquer medidas de proteção tendo em conta as circunstâncias actuais.
Desde a chegada da Covid-19 a Portugal, o Instituto Politécnico de Bragança, situado no norte, já teve dois 2 surtos da doença e regista neste momento 34 alunos africanos infectados.
Devido a situação, foi realizado uma videoconferência com o representante dos estudantes africanos para sensibilizar os mesmos a respeitarem as regras e evitar a propagação da Covid-19.
Num universo de 9 mil alunos do IPB, nos polos de Bragança e de Mirandela, um terço são estrangeiros, de 70 nacionalidades diferentes.
Só de Cabo Verde são atualmente 1.200 alunos a frequentarem diferentes cursos.