Por: Péricles Barros
O chumbo do Estatuto Administrativo Especial para a Capital (EE), na última sessão parlamentar configurou-se num cenário no mínimo confrangedor para a “coisa política“ nacional; muito mal gerido este dossier por parte de todos, directa ou indiretamente envolvidos; uns por não terem o controlo completo das alavancas e dos “Gadjets Políticos”, indispensáveis para fazer o “Debbuging” do desígnio político/constitucional em presença; neste caso, obviamente inscreve-se o MPD; outros, por terem atropelado o processo por mera birra, levados por uma atitude que, em tempos podia colher alguma justificação, mas que hoje perdeu toda a consistência.
O PAICV, ganhou sem querer ganhar, e acabou perdendo na esperança de ganhar, não se sabe exatamente o quê… se dá para entender. O vacilo, foi evidente. O perigo de uma decisão pouco refletida esteve eminente; por pouco iam abrindo o lombo e ou as pernas, para a esporada final do MPD; na passada, houve outros atores residuais que estiveram atentos, esperando ver para que lado a fruta ia tombar, agravando mais a agonia da liderança do PAICV.
Os SOKOLS, montaram “a posteriori “, um carnaval completo, sobre o que foi na realidade um roído político grave, e uma topada na Constituição da República; o pós chumbo, gerou uma azáfama no norte, glorificando como os “verdadeiros heróis nacionais “ (oops), aqueles que inviabilizaram o EE, não por convicção, mas por birra política . A atribuição do epiteto de heróis, só pode ter sido por mera “chuchadeira” ou derriço; estes, heróis algozes maiores do chumbo do EE, certamente não beberam champanhe, no “Aftermath”, com este galardão envenenado. Devem ter dito amiúde: “FsDP”, barristas de merda…, ides chamar pai a outros, pensam que nos enganam?
Enfim, o PAICV, este partido, seriamente fraturado que não morre da doença, mas vai agonizando-se lentamente, perdendo peso até encontrar uma liderança credível, que certamente vai acontecer, para o gáudio da democracia; este PAICV, durante todo o processo, deu mostras de completo desnorte, deambulando sem bussola nem sextante; Pena! sinceramente muita pena. Cabo Verde está a latejar, com uma oposição “desliderada”, naufragada e tentando vir a tona grampeada em boias de chumbo ,..Cabo Verde não merece esta oposição … não há democracia que sobreviva sem uma oposição de qualidade (quem não se recorda das criticas, displicentes, ligeiras e mal fundamentadas feitas ao Governo sobre a gestão do COVID, e prontamente desmentidas por políticos adultos e corajosos da sua própria bancada ?). “Há qualquer coisa errada que não está certa no PAICV “, alguém disse kkk; A diferença entre um cego e um fanático que não vê a estrada, é que o cego sabe que não enxerga, o fanático não.
Para o MPD foi uma amarguíssima vitória política sobre o PAICV; este vai pagar com juros e correção monetária nas urnas “penso eu de que”; astuto e experiente Filú e tropa, estes, saíram em alta, coerentes consistentes bravos e fortes; é evidente que têm algo na manga, que ainda estamos por vislumbrar; sabem exatamente o que estão a fazer.
Para os SOKOLS, tenho pena em dizer que a eleição dos “VERDADEIROS HERÓIS NACIONAIS, neste caso o PAICV e os MpDistas que votaram contra, foi uma serenata para boi roncar; autêntica picardia de “mnins de soncente”. S. Vicente merece mais? sem dúvida!!; que a retórica torpe requentada e ultrapassada para justificar os atrasos na concretização da regionalização efetiva, não passa mais?? ok, !! .. ir à rua protestar, cola e justifica-se.
O PP é que esteve bem em dizer: Sou contra a regionalização, e ponto! nada mais assertivo. Agora ser contra a atribuição do Estatuto administrativo Especial para Capital, com o argumento que a Praia já é especial, alegando que providenciar recursos para uma Capital a arrebentar pelas costuras, será promover à morte do resto do País, ai tenho dúvidas sérias;
Esteve bem a argumentação da deputada Mircéa em que se devia chegar a consensos sobre a regionalização, (que está em forno morno) antes de concretizar o Estatuto Especial, aceita-se; de qualquer modo é mais do que evidente que, tanto a minha astuta, inteligente e jovem deputada, como também para os deputados do PAICV por são Vicente que votaram contra, dizia,.. discordar do grupo em matéria tão sensível e sem uma argumentação política refinada, seria erro político imperdoável e comprometedor, para quem quer ter ambições para zona Norte. ( .. a memória curta do povo, seria a única esperança) … inteligentemente trabalhado Mircéa, parabéns. DISSE!
(Caverdean)
Praia 14 de Julho de 2020