Pedro Ribeiro disse ao A NAÇÃO que aceitou protagonizar uma candidatura à Câmara Municipal de São Filipe, na ilha do Fogo, com apoio da UCID, nas eleições autárquicas deste ano.
Este economista promete “trabalho e rigor”, afirmando que “irei procurar desempenhar com a maior dedicação, esforço, determinação e alegria, num são espírito de compromisso, no exercício de tão nobre função e exigente responsabilidade em prol de mais liberdade, direitos sociais, democracia, pela dignidade e por uma maior justiça social no concelho”.
Este pretendente à Câmara de São Filipe garante que a sua candidatura irá contar com o trabalho e a dedicação de muitas mulheres e de muitos homens no cumprimento da Lei da Paridade.
“Será uma equipa jovem e competente que juntará forças por uma nova política e gestão autárquica, alternativa, para o concelho de São Filipe. Será uma equipa a construir com muitos independentes. Uma equipa tendo como cabeça de lista à Assembleia Municipal uma jovem mulher competente e dinâmica e comprometida com os desafios do Concelho, e com responsabilidades a nível local e à Câmara Municipal a minha pessoa”, afiançou.
Este inspector de Finanças e professor universitário garante que a sua candidatura “não é ambição desmedida”, mas sim o desafio e a vontade de participar no crescimento e desenvolvimento “desta linda cidade, hoje, abandonada”.
“Em boa hora vos digo que também nada foi conseguido, e que os partidos que lá passaram (PAICV e MpD) destruíram o Município com as suas políticas de terra queimada e de amiguismo e populismo barato.
Em certa medida, continuam o empobrecimento do município, a destruição do Estado social, desemprego, e desigualdades sociais. O município está já em pré-bancarrota, pré-colapso financeiro, fruto do despesismo descontrolado e da gestão ruinosa dos executivos irresponsáveis dos últimos anos”, realça.
“São Filipe para todos”
E como o slogan #SÃO Filipe para todos#, pretende juntar forças para uma nova agenda autárquica, “alternativa, nesta cidade e neste concelho, e que tenha em conta os direitos de cidadania, a participação, a transparência, os direitos sociais, o respeito pelas minorias, a defesa do espaço público e a resposta aos novos desafios do desenvolvimento sustentável”.
Esta candidatura “popular e democrática” apresenta três grandes objectivos: “enfrentar com êxito um situacionismo pantanoso de 45 anos de existência sob a batuta do PAICV e MPD; contribuir para a derrota de um populismo e demagogia que não olhará a meios para se afirmar; e alterar o rumo que tem grassado na Câmara nos últimos anos, sem receio e com determinação, de forma a que a cidade e todo o concelho pertençam a todos os cidadãos. São Filipe também é gente! Chega!”
Pedro Ribeiro nasceu em São Filipe, ilha do Fogo, em 05 de Janeiro de 1977, onde fez os estudos primários. Teve de prosseguir os estudos secundários no Mindelo (Liceu Ludjero Lima) e conclui-los em Lisboa, onde fez o curso médio em gestão de ambiente e recursos naturais e os seus estudos superiores.
É articulista no A NAÇÃO, e comentador/debatedor na TCV e RCV, em matérias económicas, financeiras e fiscais. É igualmente autor de diversos artigos científicos publicados em jornais e revistas especializadas.
DA