Os artesãos da ilha de Santo Antão reúnem a partir desta quarta-feira (8), em sessões informativas de reconhecimento profissional. A fase de implementação do processo de Reconhecimento Profissional da classe é promovida pelo Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD).
As sessões informativas na ilha de Santo Antão terão lugar nos municípios: Porto Novo – nos dias 8 e 9 de julho, na Câmara Municipal do Porto Novo, Paúl – no dia 11 de julho, na Escola Secundária António Januário Leite e Ribeira Grande – no dia 14 de julho, no Centrum Sete Sóis, Sete Luas.
O CNAD, instituto tutelado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e entidade responsável pela Regulamentação do Sector do Artesanato ao abrigo da publicação da portaria conjunta nº39/2019 de 15 de Novembro de 2019, que regulamenta a carreira de artesão e das unidades produtivas artesanais, deu início a fase de implementação do processo de Reconhecimento Profissional do Artesão agora regulamentado.
Esta fase decorre ao longo do ano 2020 em todos os municípios do país e consiste na divulgação, recolha de candidaturas e atribuição das cartas profissionais de Artesão e de Unidades de Produção artesanal, e do respectivo cartão de reconhecimento profissional bem como do selo “Created in Cabo Verde”, marca de reconhecimento da origem registada.