PUB

Sociedade

São Miguel: Delegado da Educação faz balanço positivo do ano letivo 2019/2020

O Delegado da Educação de São Miguel faz um balanço positivo do ano lectivo transacto, e aponta o engajamento dos pais, encarregados de
educação e professores como os principais responsáveis deste sucesso.

Austelino Tavares entende que, apesar da situação pandémica que se vive, o ano letivo 2019/2020 é bastante positivo. “Temos um aproveitamento acima dos 95%, o que é bastante gratificante”, congratula-se.

Para aquele responsável, tal desempenho é fruto da dedicação e esforço conjunto de todos os actores da educação no município. A seu ver, o engajamento existente fez com que as tele e áudio aulas tivessem sucesso na educação dos alunos do concelho.

“Em São Miguel, salvo algumas excepções, a recepção das tele e áudio aulas foi muito bom. Os pais e encarregados de educação abraçaram a causa, assim como os professores aceitaram e fizeram o acompanhamento dos seus alunos através daquele meio”.

Austelino Tavares revela que tem sido confrontado pelos educadores se o modelo de tele e áudio aula vai continuar e que os mesmos sugerem que o modelo seja mantido como um complemento das aulas presenciais.

E, tendo em conta a existência de alunos que ainda se dirigem às escolas para realizarem os exames, Austelino Tavares garantiu ao A NAÇÃO ONLINE que a delegação escolar tomou as devidas precauções para garantir a segurança dos mesmos, em termos deprevenção à covid-19.

“Antes de entrarem nas salas, há espaços reservados para a lavagem das mãos e temos álcool gel nas salas para completar a processo de desinfestação. Também há um distanciamento de pelo menos 2 metros entre cada aluno. Todos os alunos que fizeram recursos foram obrigados a usar máscaras, e aqueles que, por um motivo ou outro, não tinham máscaras a escola ofereceu”, afirma.

No que tange à formação superior tanto no país como no exterior, Austelino Tavares garante que a “Delegação tem um funcionário disponível para receber os alunos que pretendem inscrever-se e ajudá- los a fazerem a sua candidatura. Acontece o mesmo para os cursos ministrados no país”.

Para o sucesso do ano lectivo em São Miguel, Austelino Tavares afiança que “o Ministério da Educação criou todas as condições para que os professores pudessem acompanhar os seus alunos em casa. Disponibilizou megas e saldos para se fazer o acompanhamento dos educandos, e onde não há acesso à internet, os professores fizeram fichas de exercícios e acompanharam os alunos nas suas residências.

E a delegação tomou o encargo de fazer com que as fichas de exercícios chegassem a todos os alunos”, concluiu.

Anícia da Veiga (Estagiária)

PUB

PUB

PUB

To Top