Os três boeings da Cabo Verde Airlines (CVA) estão retidos na Florida, nos Estados Unidos da América (EUA) após terem sido submetidos a trabalhos de manutenção, revela o jornalista Valdir Alves numa publicação na sua página na rede social Facebook.
Com o termino dos trabalhos de manutenção, os pilotos, que se preparavam para regressar a Cabo Verde com dois desses três aviões, foram avisados que os voos foram cancelados, inicialmente com o argumento de uma pequena avaria técnica.
Conforme uma fonte “fidedigna” citada por Valdir Alves, a ordem do cancelamento dos voos foi comunicada pela Icelandair, dona desses aparelhos.
“O terceiro avião que se juntou aos outros dois em manutenção na Flórida, trouxe quatro pilotos com a missão de buscar os dois aparelhos e de os levar de volta para Cabo Verde”, destaca.
“Uma fonte junto à companhia de bandeira confirmou-nos de que na base do sucedido está um impasse entre as partes envolvidas no processo negocial da CV Airlines, isto é entre a Loftleidir Icelandic e o Governo de Cabo Verde”, explica.
Segundo a mesma fonte, os quatro pilotos que estão hospedados num hotel em Pembroke Pines em Miami, Florida, deparam-se com falta de meios para custear a estadia e estão apreensivos quanto ao regresso a Cabo Verde com as fronteiras da União Europeia e de Cabo Verde encerradas por causa do novo coronavírus.
“Os mesmos devem partir nas próximas horas para Boston, na esperança de apanhar algum voo de repatriamento, mas não têm certeza quando isto poderá acontecer”, concluiu.