Ponta do Sol, em Ribeira Grande de Santo Antão, vai ter um complexo de pesca, conforme anunciou o ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga.
O projecto está enquadrado nas obras de reabilitação do cais de pesca de Boca de Pistola que, de acordo com Paulo Veiga, a segunda fase contempla um complexo de pesca “para permitir que barcos semi-industriais possam descarregar na Ponta do Sol”.
“Essa será uma forma de aumentar a capacidade e a autonomia da pesca na Ponta do Sol”, garantiu o ministro ao presidir a cerimónia de lançamento da primeira-pedra para a requalificação do desembarcadouro da Boca de Pistola.
A primeira fase das obras consiste na reconstrução do que existia e no melhoramento das condições de descarga e tratamento do pescado, um investimento de 70 mil contos e com prazo de execução de oito meses.
O desembarcadouro de Boca de Pistola, outrora porta de entrada na ilha de Santo Antão, viu reduzida a sua importância na marinha mercante nacional com a entrada em funcionamento do porto do Porto Novo.
A reabilitação da Boca de Pistola, cujo quebra-mar está partido em dois desde 1999, é uma das mais antigas exigências dos pescadores e peixeiras de Ponta do Sol.
Durante a sua estada em Santo Antão, o ministro Paulo Veiga aproveitou também para fazer a entrega de ‘kits’ às peixeiras de Ponta do Sol que participaram numa formação em tratamento, transformação e conservação de pescado.