A cidade do Porto Novo, em Santo Antão, irá ganhar uma rádio comunitária, em breve. Aguarda-se, entretanto, o licenciamento para o início das atividades.
A rádio faz parte de uma série de iniciativas promovidas pelo projeto de educação ambiental “Juventude e Mudanças Climáticas”. Para um dos mentores, o professor Teodoro Graça, a rádio permitirá dar voz à comunidade.
“A rádio irá permitir divulgar e debater mensagens de educação ambiental dentro do contexto das mudanças climáticas. Irá servir toda a comunidade independentemente de questões ambientais”, explica.
Para além de uma rádio, o objetivo é criar outras iniciativas ambientais desde formações, concursos, fóruns, campanhas de limpezas, plantação de árvores entre outras. Todas essas atividades estão ligadas à música, pois a iniciativa parte dos Young Talent, outro projeto de educação musical, existente desde 2017.
Na prespetiva de Teodoro Graça há, na cidade do Porto Novo, um déficie de educação ambiental. O porta-voz vê no projeto uma forma de, através da música, conscientizar os jovens sobre os impactos das mudanças climáticas e cultivar ações que possibilitem melhorar o meio ambiente. Concertos musicais e concursos de rima para o clima também serão realizados.
O projeto “Juventude e Mudanças Climáticas” é financiado pelo Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente, GEF SGP e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com duração de 18 meses e orçado no valor de 30 mil dólares.