O Inquérito Epidemiológico da Covid-19 em Cabo Verde vai determinar a seroprevalência da infecção pelo vírus na população cabo-verdiana, para além de orientar o Governo na definição de estratégias eficazes em resposta à pandemia.
O estudo será dirigido pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social, através do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) e da Direcção Nacional da Saúde, em parceria com o INE, OMS e Uni-Piaget.
O objectivo, segundo o MSSS, é determinar a seroprevalência e o perfil da infecção pelo SARS-COV-2 na população cabo-verdiana.
“Pretende-se colaborar para melhor conhecimento da extensão da pandemia em Cabo Verde e subsidiar estratégias, programas e políticas públicas governamentais de resposta à pandemia, adoptar medidas de prevenção e de contingência mais assertivas e eficazes”, explica o MSSS.
O inquérito vai ainda permitir traçar um plano de retorno às actividades quotidianas e identificar factores socioeconómicos, epidemiológicos, demográficos e clínicos importantes na transmissão e dinâmica familiares habituais.
O lançamento oficial aconteceu esta quarta-feira, no Palácio do Governo, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social Arlindo do Rosário.