Jair Bolsonaro vai ser obrigado a usar máscara em espaços públicos, de acordo com uma decisão de um Tribunal de Brasília – a Capital Federal -, citado pelo portal dn.pt.
Caso não cumpra a medida, terá de pagar dois mil reais (um pouco menos de 400 euros) diários de multa. A decisão estende-se a outros funcionários e colaboradores do Governo do Brasil.
Na Acção Popular que gerou a decisão, é argumentado que “a conduta omissiva da União e do Distrito Federal e a conduta irresponsável do Presidente tendem a, em um universo curto de tempo, esvaziar em boa parte as medidas de prevenção adoptadas, fazendo com que o Distrito Federal, que tem um dos mais baixos números de mortos, passe a assistir o incremento deste infausto indicativo”.
O uso de máscaras de protecção em espaços públicos do Distrito Federal – o Estado onde Brasília está localizada -, é obrigatório desde o dia 30 de Abril.
No primeiro fim de semana do mês de Maio, Bolsonaro participou em actos populares a favor do Governo, com aglomeração de pessoas e sem usar o acessório.
Desde então, em pelo menos mais cinco ocasiões, voltou a prescindir da mascara, em público.