Vários países da Europa – de acordo com o portal pt.euronews.com – registam um aumento do número de novos casos de COVID-19, o que está a fazer com que muitos governos recuem nas medidas de desconfinamento.
Em Espanha, o Governo abriu as fronteiras e, no dia seguinte, foi obrigado a colocar vários distritos da Região de Aragão em cerca sanitária, devido a novos surtos, ligados a uma Empresa de Produção Agrícola.
Na Alemanha, um foco de infecção numa Fábrica de Produção de Carne levou a que o Executivo aplicasse novas medidas para combater a doença, uma delas, cordão sanitário, onde vários dos trabalhadores dessa Empresa vivem.
Também no País de Gales, a hipótese de “dar um passo atrás” no desconfinamento está em cima da mesa, depois de 175 trabalhadores de uma Empresa terem testado positivo para o novo Coronavírus.
Esta hipótese que já foi adoptada por Portugal, que, nos últimos dias, viu surgir um aumento de novos casos de infecção, muitos deles ligados a festas privadas ilegais.
O Primeiro-Ministro português, António Costa, recuou no desconfinanento em vários concelhos, um deles, Lisboa. Quem não cumprir arrisca ser punido até um ano de prisão.