O Dia Internacional do Marítimo, que se comemora anualmente a 25 de Junho, vai ser assinalado pelo Instituto Marítimo e Portuário (IMP) com o lançamento oficial da nova cédula marítima.
Com este gesto o IMP pretende dignificar o marítimo nacional, fazendo a entrega das duas primeiras cédulas emitidas a dois marítimos.
O acto de lançamento acontece esta quinta-feira, 25, na sede do IMP e é presidido pelo Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga.
O Dia Internacional do Marítimo celebra-se sob o lema “Os marítimos são trabalhadores-chave”, sendo que este ano a Organização Marítima Internacional (IMO) exortou os estados membros a reconhecerem os marítimos como trabalhadores chave no contexto actual da pandemia da COVID-19, fornecendo apoio, assistência e incentivos no desempenho da sua profissão.
“Os marítimos estão na linha da frente da pandemia da COVID-19, desempenhando com profissionalismo, resiliência e perseverança um papel essencial na manutenção do fluxo de bens vitais, como alimentos, medicamentos e suprimentos médicos. No entanto, esta pandemia causou condições difíceis de trabalho para os mesmos, incluindo incertezas e dificuldades sobre acesso a portos, reabastecimento, troca de tripulação e repatriamento”, escreve o IMP, a propósito da classe.